1 - Aumento de link do projeto está em teste. Foram acrescentados 10 mega para melhorar o acesso dos usuários.............. 2 - Instituto Bem Estar Brasil faz chamamento para que técnicos das comunidades se apresentem para prestar serviços em suas respectivas localidades............... 3 - Inicia-se os preparativos para a instalação de mais 8 torres de internet comunitária na região. A primeira será Tocos.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Porque a Internet continua lenta, cara e para poucos ?

Este post terá seu foco em um dos pilares do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), ou seja, a Telebrás.

A empresa foi reativada em 2009/2010 com base no cumprimento de sua função social pelo Decreto 7.175/2010 e especificamente em seu artigo 4º.

Indo direito ao ponto, vimos que a empresa não vem cumprindo e se esforçando para cumprir suas finalidades, onde seu foco ficou preso somente ao atendimento às necessidades do mercado.

Em 2011, a Presidente Dilma declarou que iria aportar pelo menos R$ 1 bilhão para que a Telebrás tivesse todas as condições para acelerar o PNBL e levar internet para quase todos os municípios brasileiros, mas, oque estamos vendo é a falta deste compromisso e ainda um certo descompasso da Telebrás para o cumprimento do artigo 4º do PNBL.

Somente agora, em 2013, que a sociedade civil conseguiu reabrir na marra a mesa de diálogo sobre os temas que tocam às políticas públicas de inclusão digital e banda larga e uma das pautas principais é que a Telebrás cumpra seu papel, bem como, o governo federal tb cumpra sua promessa de fortalecer a Telebrás.

2ª Reunião entre Sociedade Civil e Presidência da República no debate sobre as políticas públicas de Banda Larga e Inclusão Digital

Houve o compromisso da Presidência em nos dar respostas efetivas dentro do prazo de 30 dias e agora não tem mais volta, ou se cumpre as promessas ou no ano que vem os resultados nas urnas serão diferentes.

Por fim, para que a internet efetivamente fique com melhor qualidade, mais barata e para todos e todas é vital que a Telebrás atue junto as políticas publicas de inclusão digital e banda larga, com prioridade aos Provedores Comunitários, Telecentros e Cidades Digitais.

Informações sobre as previsões orçamentárias para o Ministério das Comunicações no Plano Pluri Anual (PPA) 2012-2015 do Governo Dilma.  Vale perceber que a previsão do orçamento para o Ministério das Comunicações é de R$ 13 bilhões durante os 4 anos.

Transferência de Recursos para a Telebrás, pelo Ministério das Comuniações nos anos 2011, 2012 e 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário