1 - Aumento de link do projeto está em teste. Foram acrescentados 10 mega para melhorar o acesso dos usuários.............. 2 - Instituto Bem Estar Brasil faz chamamento para que técnicos das comunidades se apresentem para prestar serviços em suas respectivas localidades............... 3 - Inicia-se os preparativos para a instalação de mais 8 torres de internet comunitária na região. A primeira será Tocos.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

I Seminário sobre Gestão, Compartilhamento de Infraestrutura e Desenvolvimento Local em Cidades Digitais

No dia 30/10 foi realizado o I Seminário sobre Gestão e Compartilhamento de Infraestrutura em Cidades Digitais e Desenvolvimento Local Sustentável.

Seminário de Cidades Digitais - Parte 1

Seminário de Cidades Digitais - Parte 2

No link a seguir estão todas as apresentações feitas pelos palestrantes : Apresentações em PPT

Focando no debate que foi feito sobre Redes Livres, abordamos uma temática sobre empreendedorismo local comunitário, mostrando que a iniciativa, ou seja, a política pública nascente de provedores comunitários precisa de maior atenção dos governos por ser um projeto intrínseco e alinhado ao PNBL e Cidades Digitais, bem como, uma solução plausível para outras políticas públicas de inclusão digital, cultura e educação.

Cidades Digitais é um programa de base, transversal a quase todas as políticas setoriais, porém, para seu bom funcionamento e ampliar as garantias de continuidade, se tornando um programa de Estado, é preciso algumas ações pontuais.

A criação de um conselho municipal gestor da cidade digital se faz vital e na fala do Secretário de CTI do Amazonas, percebemos que está lógica já é visível aos olhos dos gestores, porém, reforçamos que para uma governança da internet é preciso pluralidade e para tal recomendamos fortemente que os conselhos municipais sejam multissetoriais, com participação de todas as instâncias de governo, academia, empresas (principalmente de base tecnológica) e sociedade civil.

Complementar ao processo de construção sustentável de uma cidade digital se faz necessário a criação de um fundo municipal, gerido pelo respectivo conselho citado, onde este ampliará significativamente as fontes de captação dos recursos para desenvolvimento e manutenção do programa.  Uma boa notícia é que já está em andamento o desenho de um PL que permita transferir recursos federais de forma obrigatória para os municípios que aderirem ao programa federal.  O Deputado Newton Lima, da SubComissão de Banda Larga, na Câmara dos Deputados, já está envolvido no processo e a ideia é fantástica, pois, permitirá o uso do FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) para uma finalidade totalmente alinhada com a própria lei vigente do fundo, que é a transferência de recursos públicos para infraestruturas públicas.

Por fim, levantamos um apanhado estatístico feito por várias entidades nacionais e internacionais para mostrar em números a importância da banda larga no desenvolvimento local, nacional e global.


Aproveito o POST e reforço que nos dias 12 e 13 teremos uma forte possibilidade de votarmos o Marco Civil da Internet, entrem neste evento e vamos com força fazer pressão pra que os direitos dos cidadãos na rede sejam garantidos e que os três pilares desta lei sejam mantidos conforme decisão da sociedade, ou seja, queremos NEUTRALIDADE DA REDE, PRIVACIDADE DOS USUÁRIOS E LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Sigamos!!!

2 comentários:

  1. Marcelo Saldanha, a Equipe da ITEP está muito orgulhosa do teu trabalho junto aos Ministérios de Ciência e Tecnologia e Ministério das Comunicações. Chegará o momento em que serás mais ouvido na cidade de Campos e Região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw a todos e nada conseguiria fazer se não houvessem pessoas de alto nivel e comprometidas neste trabalho árduo de se levar a inclusão digital. Os parabéns são pra todos da ITEP, em especial pra ti que agarrou com unhas e dentes esta causa tão importante para o desenvolvimento de nossa cidade, estado e país. #EstamosJuntos

      Excluir