1 - Aumento de link do projeto está em teste. Foram acrescentados 10 mega para melhorar o acesso dos usuários.............. 2 - Instituto Bem Estar Brasil faz chamamento para que técnicos das comunidades se apresentem para prestar serviços em suas respectivas localidades............... 3 - Inicia-se os preparativos para a instalação de mais 8 torres de internet comunitária na região. A primeira será Tocos.

sábado, 12 de julho de 2014

E se todos pudéssemos tomar as decisões ... ?

Em tempos de manifestações nas ruas, da indignação das pessoas com os níveis de corrupção no país e apontando para uma crise sem remédio da pseudo-democracia representativa vale reforçar que nem tudo está perdido.

Apesar do Decreto Presidencial da Política Nacional de Participação Social ter causando arrepios em alguns grupos (clique aqui), temos a ciência de que este ato vem com a possibilidade de algo novo, algo que responde em parte oque foi ecoado nas ruas e nas redes e definitivamente só irá se concretizar se o povo se apropriar de fato deste debate, ou seja, se quiser mudar o rumo para um sistema mais democrático, terá que participar de forma mais proativa e não mais ficar nos cantos reclamando ou achando que o voto resolverá o problema, muito menos continuar afirmando que na política é assim mesmo e não vai mudar.

Este discurso na verdade é que mantém a desgraça toda, temos que saber que existe uma diferença entre POLÍTICA e POLÍTICOS, visto que políticos todos somos, o problema é que devido a um sistema que não funciona mais, somos submetidos OBRIGATORIAMENTE a escolher representantes, logo, os nossos interesses ficam sequestrados por uma sorte de interesses privados sejam dos próprios políticos ou de outros grupos que detém poder como entidades religiosas, grandes empresas e até facções criminosas.

Mas, vamos falar de coisas boas.  Com o decreto de Participação Social valendo, podemos a partir de agora criar mecanismos de deliberação cidadã via plataformas virtuais e criar um debate que não tem como o governo negar mais.

Estamos abrindo o debate sobre Financiamento Colaborativo com Lastro de Recursos Públicos, uma plataforma virtual onde todo e qualquer cidadão poderá interagir ou participar diretamente sobre a deliberação de projetos e políticas a serem executadas nas suas comunidades ou até na sua cidade.
A ideia central é que a plataforma seja apoderada pelas comunidades e que a medida que se organizem, possam subir suas respectivas plataformas para colocar em prática um ORÇAMENTO EFETIVAMENTE PARTICIPATIVO/INTERATIVO.

O projeto tem o nome de CrowdGov, mas, sem dúvida que cada comunidade poderá dar o nome que quiser, visto que cada comunidade poderá no seu computador instalar a plataforma.  É lógico que por questões práticas o bom é ter um por bairro pelo menos :-), mas, cada qual vai fazer o seu :-).

Sem muitas delongas estamos abrindo este debate para construção contínua da proposta e para participar ou interagir basta acessar o link do texto que está aberto para contribuições. Clique aqui.

Agora é a hora de mostrarmos oque queremos.  Esta iniciativa é uma dentre infinitas outras que podemos criar e fazer pressão sobre o atual sistema de governo para que caminhemos de forma mais pacífica para uma REAL DEMOCRACIA onde todos e todas poderão determinar os rumos do nosso país.

A ONG Risos é quem abriu este debate, vide o link : clique aqui

Sigamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário