1 - Aumento de link do projeto está em teste. Foram acrescentados 10 mega para melhorar o acesso dos usuários.............. 2 - Instituto Bem Estar Brasil faz chamamento para que técnicos das comunidades se apresentem para prestar serviços em suas respectivas localidades............... 3 - Inicia-se os preparativos para a instalação de mais 8 torres de internet comunitária na região. A primeira será Tocos.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Instituto vai à comuniade de Tocos e tira dúvidas sobre o projeto com os moradores

Nesta Terça-Feira (15/02), o presidente do Instituto Bem Estar Brasil, Marcelo Saldanha, se reunião com cerca de 40 moradores do distrito de Tocos para tirar algumas dúvidas e esclarecer alguns assuntos sobre o Projeto Comunidades Digitais.


Desde o início do mês que a comunidade vem sendo atendida pelo projeto, que foi montado em parceria com a associação de moradores de Tocos, porém, muitos foram só pela vontade de acessar o serviço e com a divulgação feita de forma mais abrangente as duvidas foram aparecendo.

A pedido da associação, Marcelo então se disponibilizou para tirar as duvidas mais acentuadas e estas foram :

1 - Qual o custo do Kit de Acesso e de que ele é composto ?

R:










2 – Qual a marca e a qualidade dos equipamentos colocados na torre de distribuição de sinal de internet ?

R: Os equipamentos que usamos hoje em Tocos são do Fabricante Wavion de Israel. São considerados os melhores em Tecnologias wi-fi, pois, lá eles tiveram que se adaptar ao deserto e não tem como passar fibras ou cabos. Seguem alguns links explicando mais sobre os produtos.

http://www.wavionnetworks.com/innerdata/pdf/PR%20American%20Explorer%20and%20COGEL%20160310.pdf

http://www.wavionnetworks.com/innerdata/pdf/Portuguese_Brazil_Lo-Res.pdf

3 – Até onde o sinal de internet chega à comunidade ?

R: O raio de ação é de 2km a partir da torre. Abaixo segue uma vista de satélite sobre o raio de ação, porém, mesmo assim podem ocorrer de alguns usuários não conseguirem acessar por motivos de obstrução do sinal.














 4 – Quais as formas de pagamento do Kit de acesso ?

R: Hoje somente a vista ou cartão de crédito, porém, já estamos vendo outras possibilidades através do Programa Computador para Todos do Governo Federal, que permitirá o parcelamento pelo boleto em até 24x com juros de 2% ao mês.

5 – O kit poderá ser adquirido em outro lugar ?

R: Sim, porém, ressaltamos dois pontos importantes : 1 - a garantia, procedência e modelos tem que ser os homologados para se manter a rede homogênea, evitando problemas de qualidade de sinal; 2 – hoje os kits permitem uma taxa de sustentabilidade ao projeto e a falta deste recurso poderá prejudicar o funcionamento do projeto. A resposta para baratearmos os Kits e a busca de subsídios, seja com governos ou empresas com responsabilidade social, porém, para isso se precisam fazer campanhas de captação de recursos e mobilização popular.

6 – Posso acessar a internet direto do meu notebook ?

R: O acesso pelo notebook direto a torre não é permitido devido ao fato da baixa potência do mesmo, que poderá ocasionar uma sobrecarga no funcionamento dos rádios da torre e prejudicar o sinal dos outros usuários. Para resolver este problema iremos colocar roteadores sem fio em locais movimentados, porém, para isso ocorrer precisaremos levantar os recursos, que são baixos.

7 – Posso aproveitar alguma coisa do meu kit de outro provedor sem fio ?

R: Sim, porém, precisaremos verificar os modelos e garantia, para manter a rede homogênea e com qualidade.

Outras questões/afirmações foram levantadas por pessoas não presentes, estas foram :

1 – O Instituto usa link roubado !?

R: Não. Hoje os links que usamos são disponibilizados por patrocinadores do projeto, e são eles : GMSoft (10 mega); Laboratório Plínio Bacelar (2 mega) e UENF (8 mega)

2 – O presidente do Instituto Bem Estar Brasil tem cargo político ou é ligado ao Governo !?

R: Não. Marcelo Saldanha é micro empresário desde 1995 na área de TI/TICs e em 2008 fundou o Instituto Bem Estar Brasil com a finalidade de prover serviços tecnológicos gratuitos para a comunidade de forma auto sustentável. O fato do mesmo ser patrocinador do projeto, como qualquer outro patrocinador, lhe garante a publicidade no projeto, oque respalda parte da auto sustentabilidade do projeto, porém, hoje ainda existem poucos patrocinadores contribuindo, como informado no item anterior.

3 – Os kits de acesso já são subsidiados pelo governo e a venda e feita mesmo assim !?

R: Não. Os kits são vendidos pela GM Soft, por questões burocráticas fiscais, porém, a taxa de retorno é toda usada para manter a infra estrutura das torres, cobrindo eventuais gastos e a manutenção da equipe do Instituto. Mesmo assim, a GM Soft ainda complementa com recursos adicionais, como veículos e equipamentos/ferramentas de uso técnico, bem como espaço cedido ao Instituto.

4 – Os equipamentos das torres foram doados pelo Governo !?

R: Não. A GM Soft participou do edital 03/2010 do governo estadual com o projeto de Inovação Tecnológica - Comunidades Digitais e foi contemplado com recursos para montar até 8 torres de distribuição de internet gratuita, isso em parceria com a UENF, IFF e Instituto Bem Estar Brasil.

Quero agradecer a todos por participarem direta ou indiretamente para que todas estas dúvidas fossem tiradas, pois, muitos dos assuntos aqui citados nunca imaginamos que seriam dúvidas das pessoas e isso ajuda a fortalecer a imagem de transparência do projeto, sendo assim, desde já deixo este POST a disposição para que outras perguntas sejam feitas para que possamos compartilhar com todos os outros usuários do projeto.

Abraços.

Atenciosamente,
Equipe do Instituto Bem Estar Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário